quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A cidade do Sol, de Khaled Hosseini





Título: A CIDADE DO SOL

Autor: Khaled Hosseini

Gênero: Romance

Editora: Nova Fronteira


Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.


Ao ler esse livro, fiquei indignada com a história, e pior foi tentar acreditar que existe um mundo assim: absolutamente impossível viver se for mulher. É o retrato do cotidiano da cidade de Cabul, nas últimas décadas. Um romance sobre mulheres sofredoras, amaldiçoadas pela sorte e humilhadas por homens maus, mas que no fim conseguem (ou, pelo menos, uma delas consegue) dar a volta por cima.( Revista Veja).

É revoltante saber que em um país, as mulheres, coitadas, não podem nem respirar.Alias, elas nem vivem.Tem que se submeter as ordens do marido. Não pode sair de casa.Tem de manter a casa sempre limpa e arrumada.Não pode conhecer ninguém, falar com ninguém, fazer nada, porque tudo é proibido. Mostrar o rosto é proibido.Então, como se respira? Pelos buraquinhos da burca?

Mulheres que são obrigadas a casar com qualquer homem, desde que tenham lote ou então uma situação sócio-econômica-financeira estável. Não importa a diferença de idade. Como é o caso da personagem de apenas 15 anos que se casa com um homem de 45.Nossa! É apenas uma criança.

As personagens são diferentes. Enquanto uma quer acompanhar o ritmo e a cultura do Talibã, a outra quer revolucionar, seguir seus sonhos.Mas, as duas querem ser felizes.

A história do livro mostra a esperança, a amizade, a força e todos os sofrimentos de uma família que vive em um mundo com leis expressamente ridiculos e pavorosas. Ridiculos pelos exageros das Leis. Não se pode fazer isso ou aquilo.Pavorosas porque as mulheres não podem pensar, falar.Dá pavor!

Como é viver assim?

O livro retrata a vida de uma minoria das pessoas, estudada pelo autor do livro.

Tem de ter sangue frio para ler esse livro, que, diga-se de passagem, é muito bom! Está nos primeiros lugares dos livros mais lidos.É merecido!


Por falar nesses assuntos, procurei mais informações sobre o Afeganistão, e olha só:


Desde que o Taliban tomou o poder, em 1996, as mulheres têm sido obrigadas a usar burqua (turbante), têm apanhado e sido apedrejadas em público por não estarem vestindo o traje apropriadamente, mesmo que isto signifique simplesmente não estar com o véu cobrindo a frente dos seus olhos.


Uma mulher apanhou até a morte de um grupo furioso de populares fundamentalistas por ter acidentalmente exposto seu braço enquanto estava dirigindo.


Casas em que haja uma mulher tem que ter as janelas pintadas, de modo que ela nunca possa ser vista por quem está do lado de fora.


Elas tem que usar sapatos silenciosos para que nunca sejam ouvidas.


Vivem amedrontadas de perder suas vidas pelo menor 'mal comportamento'. Porque não podem trabalhar, aquelas que não têm marido ou parentes homens, são deixadas nas ruas para esmolar ou morrer de fome, mesmo que tenham doutorado.


Maridos têm poder de vida ou morte sobre as suas parentes mulheres, especialmente sobre suas esposas, e uma multidão enfurecida tem tanto direito quanto ele de apedrejar e bater em uma mulher, muitas vezes até a morte, por expor um pedaço do corpo ou por qualquer ato que considerem ofensivo.


Tem mais:



As Mulheres no Afeganistão

Por Toni Ochiazzurri 23/09/2001 às 19:00


Uma lista das coisas que as mulheres podem e não podem fazer no Afeganistão. E alguns questionamentos...


1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc.


2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido).


3. É proibido falar com vendedores homens.


4. É proibido ser tratada por médicos homens.


5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.


6. É obrigado o uso do véu completo (Burqa) que cobre a mulher dos pés à cabeça.


7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem usando as roupas adequadas (burqa) ou que estejam agindo em discordância com o que o Taliban quer, ou ainda que esteja sem seu "mahram".


8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com seus calcanhares cobertos.


9. É permitido jogar pedras públicamente em mulheres que tenham tido sexo fora do casamento (vários amantes foram apedrejados até a morte).


10. É proibido qualquer tipo de maquiagem ( muitas mulheres tiveram seus dedos cortados por pintar as unhas).


11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.


12. É proibido à mulher rir alto. (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher)


13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.


14. A mulher não pode usar taxi sem a companhia de um "mahram".


15. É proibida a presença de mulheres em radios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.


16. É proibido às mulheres qualquer tipo de esporte ou mesmo entrar em clubes e locais esportivos.


17. É proibido às mulheres andar de bicileta ou motocicleta, mesmo com seus"mahrams".


18. é proibido o uso de roupas que sejam coloridas ou, em suas palavras "que tenham cores sexualmente atrativas")


19. É proibida a participação de mulheres em festividades.


20. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos


21. Todos os lugares com a palavra "mulher" devem ser mudadas, por exemplo: "o jardim da mulher" deve passar a se chamar "jardim da primavera".


22. As mulheres são proibidas de papercer nas varandas de suas casas.


23. Todas as janelas devem ser pintadas de modo às mulheres não serem vistas dentro de casa por quem estiver fora.


24. Os alfaiates são proiidos de costurar roupas para mulheres


25. Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa)


26. Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus


27. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.


28. Mulheres não podem se deixar fotografar ou filmar.


29. Fotos de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas


30. O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família


31. É proibido às mulheres cantar.


32. É proibido a homens e mulheres ouvir música.


33. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.


Nossa, se eu for procurar mais umas coisas, a lista aumenta. É melhor parar por aqui para não ficar com mais raiva. :D


É só! Depois eu escrevo mais.... Beijinhos!!!!!

Nenhum comentário: