quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

E por falar nisso...

Não é só a AIDS que preocupa, não! Mas também serve de alerta! Para um começo de alerta! Há outras doenças preocupantes, quer ver?

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico.
Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte.
O tratamento tem como principal objetivo interromper a cadeia de transmissão da enfermidade. O atendimento e o tratamento de DST são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
As DST são o principal fator facilitador da transmissão sexual do vírus da aids, pois feridas nos órgãos genitais favorecem a entrada do HIV. O uso de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão, tanto das DST quanto do vírus da aids.
Outras formas de contágio Algumas DST também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou durante o parto. Podem provocar, assim, a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto.
Outras DST podem também ser transmitidas por transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.
Com essas doenças não se brinca! Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido a cura! É bom se cuidar. Nós, mulheres, temos que nos cuidar: ir ao médico, fazer nossos exames HORROROSOS anualmente ou semestralmente, sempre, sempre. Isso não é brincadeira, temos que nos cuidar. Não só as mulheres, mas os homens também. Importante se prevenir. É melhor prevenir do que remediar. No começo é mais fácil, tudo!
O interessante é que as pessoas quando doentes, são tratados diferentes, como se fossem do outro planeta.São tratadas com preconceito pela ignorância das pessoas. Elas estão doentes, sim,mas não são diferentes. Apenas tem um problema de saúde a ser resolvido.E que certamente precisam de apoio.
Infelizmente, algumas doenças AINDA não tem cura. Tem paliativo. É uma ajuda. A vontade de viver é outra ajuda, por isso, elas lutam. Lutam por saber que, apesar do pouco tempo de vida, tem muita coisa para fazer. Querem somente seu espaço. Também são filhas ou filhos de Deus e merecem respeito e dignidade para viver.
As pessoas precisavam ser menos ignorantes e mais inteligentes.Tantos veiculos de massa, de comunicação que estão disponíveis para repassar informações, sem falar na internet.
Somos iguais. Somos humanos.Os pretos, os brancos,os transparentes( me incluam aqui), os gays, os heteros, os verdes, amarelos, indios.Quando formos morrer, iremos ao mesmo lugar: debaixo do chão. E quanto as almas, não vou discutir aqui, pois cada um tem a religião e sabe para onde vai.Uns dizem que ao pó voltará, eu prefiro pensar que vão reencarnar.Mas, cada um é cada um, quanto a esse assunto.
Pois é, vamos nos cuidar. Como eu falei antes, prevenir é melhor que remediar. Faremos nossa parte, então, combinado?
Beijinho muito grande!!!!!

Nenhum comentário: