quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Mundial da Luta contra a Aids



1º de dezembro.
Dia Mundial – O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado em 1988, durante Encontro Mundial de Ministros de Saúde, em Londres, com a participação de 140 países. Objetivo da data é mobilizar governos, sociedade civil, portadores do HIV e outros segmentos da população para uma reflexão sobre a epidemia. A data simboliza, também, a solidariedade entre as pessoas e a luta contra o estigma e a discriminação. http://sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=52310

ATENÇÃO:
Quando uma pessoa é contaminada pelo vírus da aids, vários fantasmas passam por sua cabeça. Um deles, o medo de contaminar os outros.No entanto, o hiv não é um vírus que se transmite facilmente. Doar sangue, amamentar, fazer sexo sem proteção e compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas são atitudes de alto risco para a transmissão do hiv. Mas ações cotidianas como beber no mesmo copo, usar o mesmo banheiro, beijar, abraçar, entre outras, não oferecem o menor perigo.
O beijo nunca foi estabelecido como forma de infecção pelo HIV. O que pode preocupar são sangramentos que a pessoa soropositiva por ventura tiver na gengiva. Feridas secas não conseguem transmitir o vírus.
A quantidade de HIV na saliva é muito pequena e, além disso, nela existem várias enzimas que protegem a boca de uma possível contaminação. Só há perigo de contaminação pelo HIV caso as duas pessoas tenham péssima higiene oral e sangramentos constantes na boca. Uma pessoa que tem cuidados básicos com sua boca e costuma ir ao dentista não tem como transmitir o HIV através do beijo.
É muito mais fácil se contaminar por várias outras doenças em banheiro sujo do que pelo vírus da aids.
É muito pouco provável que aconteça o contagio em uma situação como essa. Se a pele da pessoa que não é soropositiva estiver íntegra, ela funciona como uma barreira eficaz contra o HIV.Mas entrar em contato com o sangue de outra pessoa nunca é bom, soropositiva ou não. A possibilidade de contrair outras doenças como hepatite, por exemplo, é muito maior. Existem diversos tipos de microrganismos presentes na corrente sanguínea que são transmissíveis pelo sangue.As pessoas fantasiam muito com a forma de contaminação. Ninguém se contamina por encostar-se em sangue com HIV. O vírus da aids precisa entrar na corrente sanguínea para contaminar alguém. Ou seja, para haver contaminação seria necessária uma grande quantidade de sangue caindo em cima de um corte profundo.
Portanto é impossível contrair o HIV através de abraço, aperto de mão, beijo, se você compartilhar talheres, copos, sabonete, roupas, lençóis, nadar na mesma piscina, usar o mesmo banheiro ou ter qualquer tipo de contato social com um soropositivo. Picadas de insetos também não transmitem a doença.
Claro que não copiei o site completo, e nem vou tirar todas as dúvidas, já que não sou médica especialista. Apenas, cidadã mesmo! Mas, as informações foram do site : http://tutomania.com.br/artigo/aids-como-se-pega-e-como-nao-se-pega , quem quiser olhar mais informações, fique a vontade! Há, também, outros sites interessantes, como http://www.dermatologia.net/neo/base/aids/aids2.htm; http://doutorjairo.uol.com.br/tira-duvidas.asp?IdConteudo=42&idTipoItem=4.
Ah, esse do Dr. Jairo é ótimo, recomendado, alias, recomendassimo!!!
É isso aí, vista também essa camisa. Juntos, vamos dizer não ao preconceito!!!
Beijinhos,
Branquinha.

Nenhum comentário: