terça-feira, 25 de novembro de 2008

10 Dicas para o Trabalho em Equipe



10 Dicas para o Trabalho em Equipe

1 - Seja paciente - Conciliar opiniões diferentes em em uma equipe é uma tarefa complicada. Então, seja paciente. Exponha seu ponto de vista e procure ouvir o que os outros tem para falar, e o mais importante: respeite cada opinião, mesmo que eles não pensem como você.

2 - Aceite a idéia dos outros - As vezes é dificil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão, mas é importante reconhecer que algumas vezes a opinião dos outros é melhor do que a nossa.

3 - Não critique os colegas - Em uma reunião de equipe, pode existir conflitos.O importante é não deixar que eles interfiram no trabalho em equipe.Lembre-se: critique as idéias, nunca os colegas.

4 - Saiba dividir - É importante dividir as tarefas. Nunca centraliza-las. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

5 - Trabalhe - Nunca esqueça de suas obrigações.

6 - Seja participativo e solidário - Procure dar o seu melhor e procure ajudar os colegas sempre que for necessário. Dessa forma, não deverá se sentir constrangido, se for pedir alguma ajuda.

7 - Dialogue - Quando discordar de alguma opinião, fale. Explique qual o problema. O importante é atingir o objetivo do grupo.Quem sabe se sua opinião não é a mais certa e você tem razão?

8 - Planeje - Importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e que o grupo alcance fazer tudo no tempo previsto.

9 - Evite cair no "Pensamento do Grupo" - É necessário ter opiniões externas e serem aceitas pelo grupo, além da provável idéia que todo mundo pode errar.

10 - Aproveite o trabalho em equipe - Além de conviver com várias pessoas, você também tem a oportunidade de aprender com eles.

P.S. Dicas do Professor Fabrício Marianoe da Professora Patrícia Azevedo.

Nenhum comentário: