O assunto é sério: O Estado de Santa Catarina precisa de ajuda! Veja só as últimas notícias:
Já são cem os mortos nas enxurradas em Santa Catarina desde a última sexta-feira, informou a Defesa Civil. As fortes chuvas deixaram 12 municípios em estado de calamidade pública e levaram 78.707 pessoas a deixar suas casas: são 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. Há ainda 19 desaparecidos, o que pode fazer o número de mortos subir. A Defesa Civil pede que pessoas com desaparecidos na família entrem em contato pelo telefone (048) 3251-1000. No estado, mais de 1, 5 milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas.
A polícia teme novos ataques a estabelecimentos comerciais e a casas inundadas. Mais de 400 homens armados patrulham os bairros de Itajaí, onde o prejuízo causado pelo furto nos supermercados ultrapassa R$ 1 milhão.
O controle será adotado nos 12 municípios que estão em estado de calamidade pública (Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luis Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio) e nos 33 em que foi decretado estado de emergência.
O controle será adotado nos 12 municípios que estão em estado de calamidade pública (Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luis Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio) e nos 33 em que foi decretado estado de emergência.
Essas pessoas perderam as casas, os carros, todos os bens materiais. Algumas, até, a fé.Precisam de ajuda.Qualquer ajuda é válida. No SEBRAE do Brasil estão fazendo campanhas para arrecarem roupas, sapatos, comida, água potável. Atenção: a comida tem de ter pelo menos 2 meses de validade. Qualquer ajuda é importante!
Nossa, ver as reportagens pela Tv, faz qualquer ser humano ter muitas lágrimas no rosto e muitos pensamentos na cabeça. Bens materiais podem ser conquistados outra vez, em outra época, mas ver aquela gente toda brigando por comida, andando naqueles grandes lagos sujos até quase o pescoço, ou até impossíveis de andar, faz com todos os problemas do mundo ficar muito pequeninos. Mas, é muito mesmo! Ver aquelas pessoas que perderam entes queridos, gritando e correndo atras de outras pessoas para serem resgatadas, é uma situação muito delicada. O número de desaparecidos, mortos e desalojados é enorme. Impressionante seria a palavra correta. É nessa hora, que precisamos de ter solidariedade. Onde tudo que temos, perde um pouco de valor para nós, e cria um valor imenso para quem o recebe. Não ficaremos mais pobres ou mais ricos, se darmos um pouco do que temos.
Essa situação lembra a que aconteceu nos EUA, em New Orleans, com o furacão Katrina, em 2006. Situação semelhante. Solidariedade mundial. A cidade ressurgiu com outro aspecto. Agora, é uma cidade turistica.Mas, sobreviveu, graças a solidariedade!
Importante fazer nossa parte!
Bom final de semana. Depois escrevo mais!
bjinho, Branquinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário